What the bleep do we know? - Tempo


Segundo as leis da física (desde Newton até a física quântica) não faz sentido que possamos nos "lembrar" do passado e não ter o mesmo tipo de visão do futuro:

Lembre-se dos gráficos e das fórmulas do primeiro ano, dá pra saber tudo sobre um movimento, em qualquer instante do movimento. Da mesma maneira podemos com nossas ações influenciar e alterar o futuro mas não temos o mesmo tipo de poder em relação ao passado.

Pelo que se entende na física, o tempo não "passa", todo o tempo existe a todo momento. É mais uma dimensão onde vivemos: altura, largura, profundidade e tempo. O "normal" seria se pudéssemos nos mover na dimensão do tempo da mesma maneira que nos movemos no espaço.

De certa maneira, nos movemos no tempo, à velocidade da luz e sempre em uma única direção. Sempre que nos movemos no espaço, a nossa velocidade no tempo diminui, para que a soma seja a velocidade da luz. Isso é a relatividade do tempo: a luz se move no espaço à velocidade da luz; portanto ela tem velocidade zero no tempo.

Nas mitologias e religiões se diz que o tempo não existe para os seres superiores. Seriam criaturas que se movem à velocidade da luz? Que força nos empurra a tanta velocidade na dimensão do tempo? Se essa força fosse anulada, nós passaríamos a ver o tempo como uma dimensão de espaço?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Enquanto isso, no lustre do Castelo...

Teclado Brasileiro Nativo (parte um)

Nunca parar