Pensamento Livre

Outro dia parei para pensar: por que o software livre? Já me perguntaram antes, então eu percebi que simplesmente é como eu sou, sempre achei que o mundo poderia funcionar mais ou menos como a filosofia do software livre funciona.

Tem um pouquinho a ver com o socialismo, com o qual todos nós temos alguma simpatia. É claro que o chamado capitalismo selvagem não dá futuro, não se sustentará para sempre, principalmente porque ele precisa dessas crises monetárias que vemos de vez em quando para se manter. Nunca fui comunista/socialista de usar sempre cuecas vermelhas, mas sou bastante simpático às idéias principais dessa maneira de viver o mundo.

Outra coisa que tem muito a ver com a liberdade da informação é o esperanto. O esperanto significa a comunicação livre de barreiras culturais, livre de imposições. Livre até no uso da língua: cada falante adota uma maneira de falar parecida com seu idioma materno e ainda assim todos se entendem. E essa mistura o torna ainda mais belo.

Mas um grande símbolo de conhecimento livre é este a quem presto homenagem. Não simplesmente como o brasileiro que mais realizou pelo país no exterior, nem como o primeiro ser humano a realizar um vôo com um aparelho "mais pesado que o ar" em público. Mas como aquele que nunca patenteou qualquer invenção sua, pois as considerava "um presente para a humanidade".

Ao contrário: dava cópias dos modelos a quem quisesse copiar e fabricar por conta própria, o Demoiselle foi produzido em massa por duas fábricas européias e os dados sobre sua construção foram publicados em uma revista americana. Ele nasceu rico e nunca precisou ganhar dinheiro para sobreviver: dinheiro ele tinha de sobra. Mas dizia preferir terminar seus dias num asilo de pobres a cobrar dinheiro por suas invenções.

Comentários

Anônimo disse…
o pedrolouco ia gostar desse tema..

valeu, xis!

Postagens mais visitadas deste blog

Enquanto isso, no lustre do Castelo...

Teclado Brasileiro Nativo (parte um)

Nunca parar