terça-feira, 3 de março de 2009

TweetDeck: Exportando os grupos


Comecei há algum tempo a usar o TweetDeck para acompanhar o movimento na minha conta no Twitter. O TwitterFox já estava enchendo o saco, pois ele tira o foco da janela do Firefox e dá problemas com a opção "Selecionar janelas quando o mouse passar por cima delas" do Gnome. Eu não vivo sem esta opção e habilitava no Windows quando o usava.

Instalei o TweetDeck em casa e no trabalho, e logo notei que os grupos eram guardados localmente, e não em um servidor - constatação que me deixou tranquilo, pois este servidor seria um outro que não o do Twitter.

Mas então veio a dúvida. Como facilmente distribuir cerca de 90 contatos em 4 ou 5 grupos e repetir a configuração em casa e no trabalho? A intensão era não ter mais a coluna "All Friends", que mostra todos a quem sigo.

Então tentei encontrar onde o Adobe Air e o TweetDeck guardam suas informações, e encontrei o diretório .appdata (desculpe, não sei que diretório é no Windows, mas deve ser algum lugar dentro de c:\Documents and Settings. Ou não).

Copiei no pendrive e fiz alguns testes na outra instalação. Na maioria das vezes só conseguia pifar o aplicativo até que encontrei os arquivos no diretório /home/xisberto/.appdata/TweetDeckFast.F9107117265DB7542C1A806C8DB837742CE14C21.1/Local Store. (veja que há um ID aleatório aí, que pode ser diferente na sua máquina.)

Há dois arquivos neste diretório:
  • preferences_xisberto.xml
  • td_26_xisberto.db

O primeiro é um xml, texto puro, e guarda algumas informações da janela de configurações - como as cores da interface, o tipo de fonte, etc.

O segundo é um banco de dados sqlite que armazena os grupos, colunas e outras informações locais. É este arquivo que vai fazer você ter a mesma configuração de grupos e colunas do TweetDeck em dois locais diferentes.

De mallonga tempo mi komencis uzi TweetDeck-on por akompani mian konton en Twitter-o. TwitterFox-o jam malŝatis, ĉar ĝi ŝtelas la fokuson de Firefox kaj havas problemojn kun opcio de aŭtomate selekti fenestrojn, kiam la muskursoro pasas super ĝin.

Mi instalis TweetDeck-on en hejmo kaj en laboro, kaj tuj rimarkis, ke la grupoj estas konservitaj apud la kliento, ne la servilon - tio lasis min trankvila, ĉar tiu servilo estus alia el Twitter-o servilo.

Sed venis dubon. Kiel facile distribui ĉirkaŭ 90 kontaktojn inter 4 aŭ 5 ĝrupoj kaj ripeti la agordojn hejme kaj labore? Mi intencis ne plu havi la kolumnon "All Friends", kio montras ĉiujn, kiujn mi sekvas.

Do mi provis trovi kien Adobe Air-o kaj TweetDeck-o konservas iliajn informojn, kaj mi trovis la dosierujon .appdata (pardonu, mi ne scias kio dosierujo estas en Vindozo, eble io en c:\Documents and Settings. Aŭ ne).

Mi kopiis en poŝmemorilon kaj faris kelkajn testojn en la alia instalado. En multaj fojoj mi nur sukcesis pereigi la aplikaĵon, ĝis mi trovi la dosierujon /home/xisberto/.appdata/TweetDeckFast.F9107117265DB7542C1A806C8DB837742CE14C21.1/Local Store, kiu havas la sekvan dosierojn:
  • preferences_xisberto.xml
  • td_26_xisberto.db

La unua estas xml kaj konservas informojn pri agordo fenestro. La dua estas datumaro kio gardas la grupojn kaj aliajn klientajn informojn. Tio dosiero permesas, ke vi havas la samajn grupojn kaj kolumnojn en malsamaj instaladoj.

2 comentários:

geniosa-sp disse...

Ola :) tb estou usando este programa para twittar...
a única coisa que nao encontrei...
é quando uma pessoa pede para me seguir...

sempre tenho que abrir o twiiter mesmo...

vc sabe algo sobre isso no TweetDeck ??? como aceitar as pessoas que querem te seguir?

meu email é beescott@gmail.com e meu twiiter é beescott

obrigada bee

Valdecir Miguel do Nascimento disse...

Preciso de ajuda. Eu instalei TweetDeck em casa e no meu notebook. Acontece que faz uma semana que só mostra a coluna de recomendação, a das mensagens de quem eu sigo e quando sou citado não aparece nada, é como se meu twiter estivesse com problema.
Já desinstalei e instalei de volta e mesmo assim nada aparece, qual será o problema? Ajudem. Obrigado