Podcasts em capítulos

Quando o MundoTecno anunciou que lançaria um podcast e pediu sugestões, eu pensei: tenho que pedir capítulos.

Uso um iPod Suffle primeira geração (estilo bastão) e é terrivelmente chato quando por acidente o botão de próxima ou anterior é pressionado por acidente. Claro, a opção de bloquear as teclas está aí para isso, mas em podcasts temos aqueles momentos em que as pessoas falam baixo ou rápido, ou gritam, então é essencial controlar o volume do player.

A idéia dos capítulos era que o podcast tivesse um funcionamento parecido com o DVD. No caso citado, de pressionamento acidental de teclas, o tempo gasto escutando novamente ou procurando o ponto onde você estava escutando seria menor e o processo seria mais ágil. Outra forma de uso dos capítulos é quando os podcasters perdem o ritmo por um momento, ou para pular uma "zona de spoilers".

O aspecto principal é: arquivos mp3 não são feitos em capítulos. Parece que os aac podem ser, mas isto significaria que apenas iPods podem tocar podcasts com capítulos, o que não é interessante para a maioria deles (público menor, ou editar duas vezes).

Resolvi fazer um experimento de pegar um podcast e dividi-lo em capítulos. Usei o Vozes da Terceira Terra, episódio 19 para isso. Usei o Vozes porque ele publica os shownotes dos episódios, o que facilitaria na hora de dividir o arquivo em pedaços. Apenas usei o audacity para selecionar os trechos mostrados nos shownotes e exportar as seleções, nomeando sequencialmente de 1 a 18. Adicionalmente, criei no vlc um arquivo m3u contendo uma playlist com todos os capítulos.

Como uso apenas Linux, coloquei os arquivos no iPod usando o gtkpod. Ele listou os arquivos começando do 10 até o 18, e então começando do 1 ao 9. Questão de ordem alfabética, não me importei muito mas fiquei atento. Como desconfiei, eles foram salvos o iPod nesta sequência, o que resolvi mudando a numeração de 01 a 18 (colocando o zero nos algarismos menores que 10). Nesta segunda tentativa, a ordem saiu correta.

Esperimentando o arquivo m3u, o gtkpod o lê e adiciona ao iPod apenas os mp3 listados, o que dá no mesmo que adicionar todos os arquivos.

Como o iPod Shuffle não tem tela, trabalhar com vários arquivos às vezes requer algo de intuição. Já tive um mp3 player xingling e sei que não dá pra criar playlists nele, ou escolher uma ordem para as músicas tocarem. Talvez colocá-los todos numa pasta resolva. Mas sei que o gtkpod coloca juntos os arquivos que são adicionados ao mesmo tempo, no final da lista, o que deixa a tarefa de busca facilitada. O que descobri hoje é que ele adiciona os arquivos na sequência que ele os vê.

Talvez outros organizadores de iPods trabalhem diferente com arquivos m3u, mas eu não testei ainda. Talvez outros mp3 players tratem arquivos m3u diferente também, mas eu não tenho como testar isso.

Como sugestão aos podcasters, digo que experimentem e vejam o feedback de seus ouvintes. Podcasters que fazem uma edição mais light (sem muitos cortes, como o IDG Now! e o próprio Vozes) talvez tenham mais dificuldade em gerar estes capítulos, mas creio que aqueles que trabalham numa edição mais minuciosa (como o Nerdcast). Uma opção é publicar o mp3 normal como já é hoje e adicionar um zip contendo os capítulos mais um arquivo m3u.

Como sugestão aos ouvintes, experimentem fatiar seu podcast favorito em capítulos e façam o teste com e sem o m3u. E se gostarem, peçam ao seu podcaster que considere a possibilidade de fazer a edição em capítulos além da edição normal.

Atualizado: Conforme o Marcelo disse nos comentários, eu esqueci a questão dos feeds. Não entendo a fundo como funcionam os feeds de podcasts, mas creio que não há problemas em manter dois feeds, há? Um contendo o episódio normal e outro contendo o episódio divivido em capítulos. Aí realmente não sei o quanto seria trabalhoso manter este segundo feed.

Comentários

Anônimo disse…
Interessante seu trabalho, Xisberto, realmente interessante. É uma coisa a se pensar, mas você já deu uma olhada no problema do feed? Muitos dos ouvintes do Vozes da Terceira Terra (cerca de terço) não acessa o website para pegar o episódio, mas o baixa num podcatcher qualquer (como iTunes ou Ziepod) através de feed.

Como fazer com que episódios em capítulos + m3u sejam baixados via feed? Não falo dó do arquivo m3u, mas também do fato de que podcatchers precisam ser configurados para se baixar um número X de episódios inéditos a cada vez que escaneiam os feeds. A alternativa seria fazer com que o podcatcher sempre pegue tudo o que está no feed, eternamente entupindo a conexão (e o HD) dos usuários.

No entanto, se houver uma solução para esse problema, seremos os primeiros a implementar o sistema de capítulos, porque alguns de nossos ouvintes já pediram por isso no passado.

Postagens mais visitadas deste blog

Enquanto isso, no lustre do Castelo...

Teclado Brasileiro Nativo (parte um)

Nunca parar