Magic, Novo Formato: Magic Planar

Há algum tempo foi anunciado no site do Magic que seria lançado um novo formato de jogo informal, que incluiria novas cartas. Hoje houve o anúncio de como funcionam as regras desse novo formato e duas cartas foram mostradas. Segue um resumo dessas regras.

Elementos extras do jogo

Para jogar o Magic Planar, os jogadores devem ter além do seu deck de 60 cartas, um deck planar - formado pelas cartas que representam planos - de no mínimo 10 cartas, embaralhado separadamente do deck normal. O formato é recomendado para jogos entre 3 e 6 jogadores. Outra variação é usar apenas um deck planar para todos os jogadores; neste caso o deck planar deve ter 10 cartas para cada jogador ou 40 cartas, o que for menor. De qualquer forma, cada deck planar deve ter apenas uma cópia de cada carta.
Além do deck planar, é necessário um dado para jogar. O dado que será fornecido com os pacotes contém 6 faces em branco, uma face com o símbolo dos planeswalkers e outro com o símbolo do caos.

Regras adicionais

O jogo inicia normalmente, exceto que o primeiro jogador antes de iniciar seu primeiro turno revela a sua primeira carta de plano. Ela representa o plano (ou parte do plano) em que os jogadores estão, e seu texto se aplica a todos eles. Quem controla a carta de plano é o jogador ativo, isto é, o jogador cujo turno está acontecendo agora. Um exemplo de carta é este:
Cartas de plano tem elementos comuns às cartas normais de Magic: nome, tipo e texto de regras. O texto contém regras comuns, parecidos com regras normais. O nome indica um local dentro de um plano, e o tipo indica o nome do plano.
Cada carta tem no mínimo duas habilidades. Uma básica e outra ligada ao símbolo do caos. Esta segunda habilidade funciona sempre que alguém rola o dado e nele sai o símbolo do caos. Veja que esta carta indica "você" em sua habilidade, e este "você" é o controlador da carta (como em qualquer outra carta de Magic). Este "você" é mudado a cada turno: sempre o jogador atual.

Rolando o dado

Sim, falei sobre o dado e sobre a habilidade que funciona sempre que o resultado é o símbolo do caos, mas quando o dado é rolado? O dado pode ser rolado sempre que o jogador ativo puder jogar um Feitiço, e o custo para rolar o dado é "quantas vezes você já rolou o dado neste turno". Então, a primeira rolagem custa , a segunda custa , e assim por diante.
Sempre que o dado é rolado, ele pode dar uma face em branco, o símbolo dos planeswalkers ou o símbolo do caos. Quando sai o símbolo dos planeswalkers, a carta de plano é trocada pela carta do topo do deck planar do jogador ativo e a atual vai para o fundo do grimório de seu dono, este comportamento funciona como uma habilidade desencadeada. Quando sai o símbolo do caos, a habilidade relacionada a ele é desencadeada. Nos dois casos, os jogadores podem conjurar mágicas instantâneas ou ativar habilidades antes de elas resolverem.

Deixando o jogo

Quando um jogador deixa o jogo, ele pode ser o controlador de uma carta de plano, ou pode ser o dono dela, ou ser o dono e o controlador. Sempre que um jogador sai de jogo, deve ser checado:
  1. Se ele é o controlador dela, então ela passa para o jogador seguinte e todas as habilidades relacionadas a ela são anuladas.
  2. Se ele é o dono dela, então ela é descartada e o jogador ativo ativa sua próxima carta de plano. Neste momento as habilidades de "entrada de plano" e de "saída de plano" são desencadeadas. As habilidades relacionadas a planeswalking são anuladas, mas as habilidades relacionadas ao caos permanecem.

Habilidades de entrada e saída de plano

Algumas cartas tem habilidades que são ativadas quando o jogo muda pra elas ou sai delas. A carta abaixo é um exemplo disso:
Pessoalmente estou esperando ansiosamente pelo lançamento destas cartas, que virão distribuidas em caixas contendo um deck de 60 cartas, um dado e um deck planar de 10 cartas.

Comentários

Cybele Meyer disse…
Hoje tem vídeochat às 10h30 sobre “Consumo Consciente” veja detalhes em http://migre.me/5I5N
Está dada a largada para a Blogagem Coletiva.
Vamos fazer com que seja um sucesso!
Conto com você!
abs
Pedro Gurgel disse…
acho que vai ser muito massa esse sistema! talvez eu vendo alguém jogar,entenda melhor! =D
Alexandre disse…
não entendi mt bem... na epoca q eu jogava sempre dava briga por causa da pilha mas a gente sempre conseguia chegar a um resultado justo rs

Postagens mais visitadas deste blog

Teclado Brasileiro Nativo (parte um)

Enquanto isso, no lustre do Castelo...

Nunca parar