Magic, Novo Formato: Magic Planar
Há algum tempo foi anunciado no site do Magic que seria lançado um novo formato de jogo informal, que incluiria novas cartas. Hoje houve o anúncio de como funcionam as regras desse novo formato e duas cartas foram mostradas. Segue um resumo dessas regras.
Além do deck planar, é necessário um dado para jogar. O dado que será fornecido com os pacotes contém 6 faces em branco, uma face com o símbolo dos planeswalkers e outro com o símbolo do caos.

Cartas de plano tem elementos comuns às cartas normais de Magic: nome, tipo e texto de regras. O texto contém regras comuns, parecidos com regras normais. O nome indica um local dentro de um plano, e o tipo indica o nome do plano.
Cada carta tem no mínimo duas habilidades. Uma básica e outra ligada ao símbolo do caos. Esta segunda habilidade funciona sempre que alguém rola o dado e nele sai o símbolo do caos. Veja que esta carta indica "você" em sua habilidade, e este "você" é o controlador da carta (como em qualquer outra carta de Magic). Este "você" é mudado a cada turno: sempre o jogador atual.
, a segunda custa
, e assim por diante.
Sempre que o dado é rolado, ele pode dar uma face em branco, o símbolo dos planeswalkers ou o símbolo do caos. Quando sai o símbolo dos planeswalkers, a carta de plano é trocada pela carta do topo do deck planar do jogador ativo e a atual vai para o fundo do grimório de seu dono, este comportamento funciona como uma habilidade desencadeada. Quando sai o símbolo do caos, a habilidade relacionada a ele é desencadeada. Nos dois casos, os jogadores podem conjurar mágicas instantâneas ou ativar habilidades antes de elas resolverem.
Pessoalmente estou esperando ansiosamente pelo lançamento destas cartas, que virão distribuidas em caixas contendo um deck de 60 cartas, um dado e um deck planar de 10 cartas.
Elementos extras do jogo
Para jogar o Magic Planar, os jogadores devem ter além do seu deck de 60 cartas, um deck planar - formado pelas cartas que representam planos - de no mínimo 10 cartas, embaralhado separadamente do deck normal. O formato é recomendado para jogos entre 3 e 6 jogadores. Outra variação é usar apenas um deck planar para todos os jogadores; neste caso o deck planar deve ter 10 cartas para cada jogador ou 40 cartas, o que for menor. De qualquer forma, cada deck planar deve ter apenas uma cópia de cada carta.Além do deck planar, é necessário um dado para jogar. O dado que será fornecido com os pacotes contém 6 faces em branco, uma face com o símbolo dos planeswalkers e outro com o símbolo do caos.
Regras adicionais
O jogo inicia normalmente, exceto que o primeiro jogador antes de iniciar seu primeiro turno revela a sua primeira carta de plano. Ela representa o plano (ou parte do plano) em que os jogadores estão, e seu texto se aplica a todos eles. Quem controla a carta de plano é o jogador ativo, isto é, o jogador cujo turno está acontecendo agora. Um exemplo de carta é este:Cada carta tem no mínimo duas habilidades. Uma básica e outra ligada ao símbolo do caos. Esta segunda habilidade funciona sempre que alguém rola o dado e nele sai o símbolo do caos. Veja que esta carta indica "você" em sua habilidade, e este "você" é o controlador da carta (como em qualquer outra carta de Magic). Este "você" é mudado a cada turno: sempre o jogador atual.
Rolando o dado
Sim, falei sobre o dado e sobre a habilidade que funciona sempre que o resultado é o símbolo do caos, mas quando o dado é rolado? O dado pode ser rolado sempre que o jogador ativo puder jogar um Feitiço, e o custo para rolar o dado é "quantas vezes você já rolou o dado neste turno". Então, a primeira rolagem custaSempre que o dado é rolado, ele pode dar uma face em branco, o símbolo dos planeswalkers ou o símbolo do caos. Quando sai o símbolo dos planeswalkers, a carta de plano é trocada pela carta do topo do deck planar do jogador ativo e a atual vai para o fundo do grimório de seu dono, este comportamento funciona como uma habilidade desencadeada. Quando sai o símbolo do caos, a habilidade relacionada a ele é desencadeada. Nos dois casos, os jogadores podem conjurar mágicas instantâneas ou ativar habilidades antes de elas resolverem.
Deixando o jogo
Quando um jogador deixa o jogo, ele pode ser o controlador de uma carta de plano, ou pode ser o dono dela, ou ser o dono e o controlador. Sempre que um jogador sai de jogo, deve ser checado:- Se ele é o controlador dela, então ela passa para o jogador seguinte e todas as habilidades relacionadas a ela são anuladas.
- Se ele é o dono dela, então ela é descartada e o jogador ativo ativa sua próxima carta de plano. Neste momento as habilidades de "entrada de plano" e de "saída de plano" são desencadeadas. As habilidades relacionadas a planeswalking são anuladas, mas as habilidades relacionadas ao caos permanecem.
Comentários
Está dada a largada para a Blogagem Coletiva.
Vamos fazer com que seja um sucesso!
Conto com você!
abs