Blogs e blogs


Há algum tempo, a Cynara reclamou sobre alguém que se dizia não estar na blogosfera. Eu na verdade acho que existem duas blogosferas atualmente. E eu me encontro no meio das duas.


Uma delas é a Blogosfera oficial. A que ganha dinheiro com blogs. Aquela cujos blogs são quase todos sobre tecnologia ou (web)design. Os caras que usam Macs ou querem ter um. Os caras que tem PageRank alto, que pagam hospedagem real com direito a domínio .com, que usam Wordpress instalado via ftp no servidor.


A outra blogosfera, nem se chama assim. Não usam AdSense, nem feeds RSS usam. Não falam de tecnologia, só usam computadores para postar porque não tem outro jeito. Gadgets caros? Celulares Nokia 1100. MacBook Air? Pentuim III de lan-house. Hospedagem no exterior? Blogger.com do Google. Ou pior: Blogger da Globo.


Estou numa situação feia pra mim. Leio mais os blogs "top" que os "ralé", mas o meu blog é ralé. Porque isso, então? Porque sou um geek como os autores de blogs "top", mas não gosto de escrever sobre tecnologia no meu blog. Nem sei se disse aqui que escrevi a minha monografia sobre Web 2.0, e um de seus maiores ícones são os blogs. Mas o que importa é que eu leio blogs via feeds, e o Blogger da Globo não oferece feeds e assim eu acabo não lendo os blogs de vários amigos!


Meu irmão, aliás, tem um péssimo hábito de mandar um spamzinho para todos os seus contatos avisando de atualizações no seu blog. Eu criei um filtro que as envia direto pra lixeira e o respondia 5 vezes. Como não surtiu efeito, o filtro agora só as envia para a lixeira. Ele usa feeds, mas não vêem com resumo dos posts =/


Vou reativar as listas de que blogs eu leio, e colocá-los na barra lateral. Quem sabe eu até volte com o layout com duas barras laterais. E inicio um movimento: "Use RSS, senão não consigo te ler!". Até o tal de Zip.net que meu irmão usa tem RSS, minha gente.


Comentários

Danilo disse…
humberto, nos conhemos na SESOL ano passado, sou aluno da eng de computaçao do cefet... gostaria de poder conversar um assunto importante com vc! Como posso entrar em contato ctg?
Xisberto disse…
Danilo, me manda um e-mail. É xisberto no gmail.
Raphael disse…
Poxa meu amigo... eu também acho que esteja no meio das duas blogosferas. Veja bem, meu blog é "ralé", mas sou geek também, e de vez em quando escrevo sobre tecnologia. Meus gadgets, no momento, se resumem a um notebook Acteon 1.3, e dois celulares (Motorola w375 e Sony Ericsson w810i - no momento, o meu xodó).

Pretendo inaugurar um novo blog brevemente. Ainda no blogspot.com, mas com tudo para ser "top". Pelo menos com atenção à correção gramatical =P

Não estou reclamando nem nada, ao contrário, achei muito interessante essa sua maneira de classificar os blogs.

Se puder visitar e divulgar o meu blog, agradeço. Vou coloar um link no meu blog para o seu. E quero ver novas postagens viu@ Abraço.
samegui disse…
Conheço várias pessoas que não monetizam o blog e usam dominio, pagaram designer para fazer bonito e tudo. E conheço vários blogs que rendem bem (não necessariamente hot words) e estão em plataformas abertas.
Eu optei por fazer um dominio agora e migrei nesta semana (agora tenho wordpress no servidor) porque quero reunir meus blogs soltos por aí num só e usar widgets. Sou muito geek. Fazer o que? Aproveito e ajudo os amigos a serem um pouco mais, queimando os feeds deles e ensinando a divulgar...
O interessante é que a blogosfera está sendo formada, estamos numa pangéia... hahaha. E fazemos parte desta construção, mas para qual "continente" iremos quando a formação terminar... quem saberá?
Olhe, fiquei super interessada na sua monografia. Rola uma entrevista sobre ela?
Sam

a vida como a vida quer
Luma Rosa disse…
Veja se interessa passar para os seus amigos
http://luzdeluma.blogspot.com/2008/01/recursos-e-ferramentas-rss.html
Acredito que por não estarem a fim de ganhar dinheiro com blogues não queiram ser ralé.
Eu dificilmente falo de coisas relacionadas a minha profissão.
Se bloga por vários outros motivos.
Beijus
Luma Rosa disse…
A url não saiu inteira
http://tinyurl.com/2e2ja8

Postagens mais visitadas deste blog

Teclado Brasileiro Nativo (parte um)

Enquanto isso, no lustre do Castelo...

Nunca parar