Organizando suas músicas com o Picard


O MusicBraiz.org é algo que pode ser chamado de wikipédia da música. Ele reune informações sobre artistas, álbuns e músicas, contendo dados sobre cada um deles.
Ele também permite que pessoas cadastrem álbuns lá, mediante cadastro e verificação das informações.
O MusicBrainz também tem seus programas recomendados, para que as pessoas possam organizar automaticamente sua biblioteca de músicas. Vou explicar aqui como configurei o Picard, que está disponível para instalação no Ubuntu mediante o "dificultoso" comando abaixo, ou pela Central de Programas do Ubuntu:
sudo aptitude install picard

A primeira coisa a se fazer é dar uma olhada geral nas opções do Picard. No item Opções do menu Opções estão as configurações principais do programa.
Olhando cada opção, pode-se ver algumas coisas legais, como usuário e senha do MusicBrainz, opções para a capa do álbum, etc. Vou focar este post nas opções de renomear arquivos, para organizar a bilioteca por artista e álbum.

Existem 2 grupos de opções (em negrito): Renomear Arquivos e Mover Arquivos. O segundo grupo de opções é mais fácil de entender, pois se refere ao local onde ficam os arquivos de sua bilioteca. Usar o diretório /home/usuario/Música permite que a maioria dos players de música encontre os novos arquivos automaticamente.
As opções de Renomear Arquivos se dividem em um formato para músicas de um único artista e música de vários artistas. Estas duas linhas são formadas por códigos, que leem as tags do mp3 e renomeiam o arquivo de acordo com elas. Para saber o resultado desses códigos, há o botão Visualizar no final da janela, que gera um texto de exemplos logo acima dele.


Códigos para renomear arquivos

Uma lista completa das tags suportadas para renomear os arquivos pode ser encontrada na ajuda do picard, no site do MusicBrainz. Abaixo seguem alguns exemplos:
artista/álbum/número nome da música:
$if2(%albumartist%,%artist%)/%album%/$num(%tracknumber%,2) %title%
artista/ano/álbum-mês-dia/número - nome da música:
$if2(%albumartist%,%artist%)/%date%/%album%/$num(%tracknumber%,2) - %title%
artista/álbum/artista - nome da música:
$if2(%albumartist%,%artist%)/%album%/%artist% - %title%

Usando isso tudo

Para fazer a organização automática da sua biblioteca, volte à janela principal do Picard e adicione os arquivos de música a ele pelos botões Adicionar Arquivos ou Adicionar Pasta. Eles aparecerão à esquerda, no brupo Arquivos Não Identificados. Você também pode arrastar os arquivos do seu local original para a janela do Picard.
Clique no botão Grupo, que agrupará os arquivos que já estão com as tags de álbum descritas no final da lista à esquerda, sob Agrupados. Os arquivos que não tiverem suas tags suficientemente descritas continuaram no início da lista da esquerda.
Selecione um álbum no final da lista da esquerda e clique no botão Procurar. Ele vai conectar ao MusicBraiz e vai verificar as informações das músicas associadas àquele álbum. Essas músicas já estão prontas para serem salvas.
Abrindo o álbum à direita (usando o botão de +), você poderá ver que músicas foram identificadas, e em que grau, de verde a vermelho. Verde indica 100% identificada e vermelho indica pouco identificado. Muitas músicas em vermelho pode significar que o Picard não acertou que álbum é ou que as músicas não tinham tags suficientes.
Neste momento, você pode pegar as músicas que ficaram no início da lista da esquerda e mover para os álbuns corretos delas. Pode também usar o botão scan para ele encontrar no site as informações sobre a música selecionada.
Algumas vezes um mesmo álbum é encontrado mais de uma vez, ficando algumas músicas em uma versão e as outras na segunda. Neste momento, você pode mover as músicas ou os álbuns para corrigir estes detalhes, como na figura abaixo:

Após organizar visualmente suas músicas, use o botão Salvar, e as tags serão escritas nos arquivos, depois eles serão renomeados e movidos de acordo com as opções que você escolheu no início deste tutorial.
Este tutorial foi elaborado com base na minha experiência pessoal de uso do Picard, somado às dicas da ajuda do mesmo, que se encontram no site do MusicBrainz.

Comentários

Darlan Dapper disse…
Xisberto tô precisando falar contigo
se puderes me chama no msn ou skype amigo
é serio
Abração
Anônimo disse…
oi meu nome e leonidas uso linux ubuntu versao 9.10 e gostaria de converter arquivos em video no formato rmvb para mpeg por exemplo ou avi sera que poderias criar um tutorial pois nao achei isto na net e eu acompanho o seu blog a muito tempo este e meu endereco de email leonidasemail@gmail.com
Anônimo disse…
oi meu nome e leonidas uso linux ubuntu versao 9.10 e gostaria de converter arquivos em video no formato rmvb para mpeg por exemplo ou avi sera que poderias criar um tutorial pois nao achei isto na net e eu acompanho o seu blog a muito tempo este e meu endereco de email leonidasemail@gmail.com
Unknown disse…
Olá Xisberto
Muito legal seu BLOG
Pode me ajudar ?
Estou apanhando para editar a TAG assim:

01 - Dire Straits - Tunnel Of Love

Poderia me ajudar ?
Abraços
Xisberto disse…
Jorge, com um pouco de atenção, dá pra fazer:

$num(%tracknumber%,2) - %artist% - %title%

Postagens mais visitadas deste blog

Teclado Brasileiro Nativo (parte um)

Enquanto isso, no lustre do Castelo...

Nunca parar