sábado, 2 de fevereiro de 2008

Blogs e blogs


Há algum tempo, a Cynara reclamou sobre alguém que se dizia não estar na blogosfera. Eu na verdade acho que existem duas blogosferas atualmente. E eu me encontro no meio das duas.


Uma delas é a Blogosfera oficial. A que ganha dinheiro com blogs. Aquela cujos blogs são quase todos sobre tecnologia ou (web)design. Os caras que usam Macs ou querem ter um. Os caras que tem PageRank alto, que pagam hospedagem real com direito a domínio .com, que usam Wordpress instalado via ftp no servidor.


A outra blogosfera, nem se chama assim. Não usam AdSense, nem feeds RSS usam. Não falam de tecnologia, só usam computadores para postar porque não tem outro jeito. Gadgets caros? Celulares Nokia 1100. MacBook Air? Pentuim III de lan-house. Hospedagem no exterior? Blogger.com do Google. Ou pior: Blogger da Globo.


Estou numa situação feia pra mim. Leio mais os blogs "top" que os "ralé", mas o meu blog é ralé. Porque isso, então? Porque sou um geek como os autores de blogs "top", mas não gosto de escrever sobre tecnologia no meu blog. Nem sei se disse aqui que escrevi a minha monografia sobre Web 2.0, e um de seus maiores ícones são os blogs. Mas o que importa é que eu leio blogs via feeds, e o Blogger da Globo não oferece feeds e assim eu acabo não lendo os blogs de vários amigos!


Meu irmão, aliás, tem um péssimo hábito de mandar um spamzinho para todos os seus contatos avisando de atualizações no seu blog. Eu criei um filtro que as envia direto pra lixeira e o respondia 5 vezes. Como não surtiu efeito, o filtro agora só as envia para a lixeira. Ele usa feeds, mas não vêem com resumo dos posts =/


Vou reativar as listas de que blogs eu leio, e colocá-los na barra lateral. Quem sabe eu até volte com o layout com duas barras laterais. E inicio um movimento: "Use RSS, senão não consigo te ler!". Até o tal de Zip.net que meu irmão usa tem RSS, minha gente.